sábado, 20 de junho de 2009

Mosteiro São Bento


O Largo São Bento tem sua história diretamente ligada à história da cidade: ali estava instalada a taba do cacique Tibiriçá, que demarcava o limite do povoado que começava a se formar. A localização era estratégica: Tibiriçá, sogro de João Ramalho, cuidava da segurança daqueles amigos do genro que acabavam de chegar.
A taba deu lugar a um largo onde, em 1.598, foi construída uma capela em homenagem à Nossa Senhora de Montserrat. Durou pouco: em 1.600 começava a instalação do Mosteiro de São Bento, aproveitando a vasta área pertencente aos beneditinos - toda a extensão da Florêncio de Abreu e a avenida São João, chegando até à rua Anhangabaú.
A igreja ganhou o nome de Nossa Senhora da Assunção - e este é o nome dela até hoje, embora seja mais conhecida como a Igreja de São Bento.

Categoria: Lazer e Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário